ME, EPP e MEI: Quem é meu cliente?

Quem é meu cliente?


Caso você leitor esteja pensando em abrir uma empresa, gaste algum tempo verificando quem ira usar os serviços ou irá comprar os produtos de sua empresa. Esse é um aspecto muito importante para determinação de vários pontos importantes para o sucesso de seu negócio.
Quem será seu cliente? Ele se desloca com carro ou costuma usar ônibus? Isso ira determinar se você precisa ou não de área para estacionamento, caso seu cliente se desloque em ônibus, um bom local para sua empresa é o mais perto possível de um ponto de ônibus.
Essas e várias outras perguntas devem ser respondidas antes de se imaginar que tipo de negócio que irá colocar, temos que montar uma empresa que o cliente precise dos seus serviços, que o cliente sinta falta quando ela faltar, assim esse cliente será sempre um aliado e ficará satisfeito com o seu desenvolvimento.
Vamos citar alguns exemplos: Imaginemos que eu esteja querendo abrir uma loja de produtos agrícolas, vou me especializar em um tipo de cultura para poder ter tudo que meu cliente desejar. Já sei, vou me especializar na cultura da Uva. Assim poderei ter todos os produtos necessários ao agricultor que plantam uva na nossa região. Será que terei sucesso? Claro que não, não existem na região agricultores de uva, nesse caso tenho que me especializar em Cacau, Seringueira, Pupunha ou outra cultura que exista perto da nossa cidade.
Outro exemplo absurdo seria abrirmos uma indústria para produzirmos o ingredientes usados no uso do Chimarrão, típico do Rio Grande do Sul, a chance de mudarmos nosso hábito e passarmos a beber o chá mate no chimarrão é quase nula, nossa indústria não poderia ter sucesso.
Vejo com freqüência o fato de um empreendedor ter uma boa idéia e abre um negócio que poderá ser útil ao cliente e rentável para ele. Imediatamente várias outras pessoas abrem empresas no mesmo ramo e o mercado é inundado por esse serviço ou produto fazendo com que todos tenham pouco sucesso.
A grande maioria dos empresários brigam sempre por preço, querem oferecer o menor preço da praça, sem lembrar que existem outras coisas que devem ser oferecidas, como por exemplo, imagem, confiança, atendimento, etc. Fique certo que o preço é muito importante, ninguém gosta de ser explorado, mas existem exemplos de empresas que conseguiram mostrar aos seus cliente que seus produtos valem mais que os dos concorrentes.

Para dar um exemplo, em Salvador existe um supermercado chamado Perini, ele oferece produtos de excelente qualidade, seus preços são médios, mas em compensação, existe sombra no estacionamento dos carros, não existem filas nos caixas, os funcionários sempre sorrindo levam as mercadorias até o carro, eu me sinto um Rei quando estou lá. Pense nisso. Vamos falar mais sobre preços. Até a próxima.

Comentários