ME, EPP e MEI: O que é uma empresa?

O que é uma empresa?



Uma empresa é um grupo de pessoas que se reúnem para resolver os problemas de outras pessoas.
Li essa definição em um trabalho de um consultor de empresas onde ele deixa claro que nenhuma empresa pode estar fechada em si mesma, ela não é um espaço físico, uma construção. Ela é a união de seres humanos que existe para resolver problemas de outros seres humanos, seus CLIENTES.
Qualquer que seja sua empresa é muito importante que seus clientes tenham necessidade do seu trabalho. O cliente é o grande objetivo de sua empresa, sem ele você não iria faturar nada e não existiria razão de ser da sua atividade empresarial.
Várias vezes já entrei em algumas lojas, lanchonetes e outros tipos de empresas, encontrei os funcionários conversando e tive que esperar eles acabarem o PAPO para poder me atender. Senti-me como se estivesse atrapalhando a conversa dos vendedores, para eles, o papo furado era mais importante do que me atender. Posso até imaginar o que eles pensaram: “Lá vem àquele cara encher o meu saco”.
Infelizmente isso é muito mais comum do que imaginamos, vários funcionários e várias empresas consideram o cliente um incomodo uma atrapalhação. Se isso já passou pela sua cabeça, se algum funcionário seu não está atendendo seus clientes como REIS, mude, treinem seus colaboradores, mostre para seus funcionários a importância de ter um cliente, eles são os donos do seu negócio, sem eles sua empresa não tem finalidade, sua empresa vai acabar.
É lógico que existem os clientes chatos, os que sempre querem o que não pode ser feito, mas isso faz parte do jogo, eles não são a maioria e estão diminuindo a cada dia. Agora os clientes estão mais esclarecidos, exigem seus direitos e tendem a cumprir suas obrigações, não vamos criticar todos pelo comportamento de alguns.
A grande analise que os empresários podem e devem fazer é:Estou tratando meus clientes do mesmo jeito que gostaria de ser tratado nas outras empresas?
Se sua resposta for SIM, ótimo você está no caminho certo, mas se a resposta for NÃO, pense direito, veja o que pode ser mudado, treine seus funcionários, faça alguma coisa, menos achar que seu cliente vai continuar a ser mal tratado e irá voltar sempre, algum dia ele vai lhe deixar na mão.

As reclamações dos clientes são excelentes oportunidades de mudanças, muito pior é quando o cliente não reclama e nunca mais volta à sua empresa. Na próxima vamos tentar identificar nosso cliente. Até lá.

Comentários